quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Teoria de Quinta

A morte anunciada inspira

Posso apostar minha vida. Se você soubesse que vai morrer em breve não ficaria se lamentando. Não o tempo todo. Depois do susto, você começaria a absorver os momentos derradeiros com muito mais intensidade. E faria mais coisas que tem vontade. E faria a sua vida ser mais digna de ser lembrada. E faria valer a pena.

Outro dia sonhei exatamente com isso: eu tinha pouco mais de uma semana de vida. Passado o choque, tratei de fazer um monte de coisas que eu queria fazer, porém vivia adiando. Comecei a dar mais valor ao ‘ser’ do que ao ‘ter’. Comecei a ser mais feliz.

Foi só um sonho, mas foi bem real.

Além da falta de coragem, o que faz a nossa existência ser mera existência é a sensação de que "temos todo o tempo do mundo" e assim acabamos por desperdiçar horas, dias, meses, anos. O filme Jogos Mortais, se baseia nesse argumento.

Saber que a morte é iminente é inspirador. Como bem canta Paulinho Moska, em sua música: “O último dia.”

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia?
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia?

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Corria pr'um shopping center
Ou para uma academia?
Pra se esquecer que não dá tempo
Pro tempo que já se perdia?

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Andava pelado na chuva?
Corria no meio da rua?
Entrava de roupa no mar?
Trepava sem camisinha?

Meu amor
O que você faria?
O que você faria?

Abria a porta do hospício?
Trancava a da delegacia?
Dinamitava o meu carro?
Parava o tráfego e ria?

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Me diz o que você faria
Me diz o que você faria...

Um comentário:

Anônimo disse...

É... imagino que não há nada mais inspirador do que o day after de uma cirurgia de safena.

Dizem que o espírito auto-destrutivo do Jim Morrison era uma escolha consciente do cara. Ele acreditava que a vida era muito curta, e que a dele seria mais ainda.
Se jogou no sex drugs and r&r e viveu a vida intensamente (de acordo com o próprio ideal de felicidade).