terça-feira, 25 de agosto de 2009

E os reclames, como estão?

A discussão sobre a relevância e a eficácia das redes sociais continua fervilhando , mas os velhos comerciais ainda estão "comendo solto" na TV aberta. Então, analisemos o que está no ar por estes tempos.

A primeira proposta é lançarmos olhos sobre o vt da Antactica Sub Zero. Será que o ator global venderia uma escada boa de subir ou um faca boa para cortar?



Ok. É engraçado, é irreverente. Mas numa época em que a aproximação entre marcas e pessoas torna-se latente, o conceito da Intel "nossos ídolos não são como os seus ídolos" é, no mínimo, questionável.



Comprovado? Por quê?
O cientista estereotipado (careca, barbudo e de óculos), pede gentilmente que as crianças que se encaixarem nas características citadas por ele dêem um passo à frente. As crianças o fazem e, do nada, entra a locução "comprovado". A questão nem é a qualidade do comercial (que por sinal é deplorável), mas a coerência (ou a falta dela) no texto.



O conceito "não se reprima" é de um chocolate delicioso? De um pudim de doce de leite?
Não! É de uma bagaça light. E o pior: mandando eu seguir meus intintos. É de doer!



E ai? Concorda? Discorda? Em termos?
Mete bronca e aproveita pra indicar mais comerciais geniais.

10 comentários:

Rafael Nascimento disse...

Eu achei legal a idéia da Intel, tudo bem que é questiononável mais gostei ao meu ver eles também mostrarão no comercial que dão valor ao funcionários, e com o estimulo de fazerem crescer dentro da firma a´té se tornarem ídolos, isso é minha opinião, em relação aos outros achei a campanha bem fraquinha principalmente da Sadia, esperava mais da campanha pela empresa, achei um conceito bem fraco e uma falta de criatividade imensa.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse comercial da Heiniken: http://www.youtube.com/watch?v=Bxf2lRTsejA
Eu gosteimais queria saber o que acham

Fernanda Rosa disse...

O comercial da Antartica SubZero, na minha cabeça não soou muito bem. Numa discussão em casa eu disse após o comercial: Antartica SubZero, com ela você zera o mortal Kombat e ainda dá Fatality na SKOLrpions. Tá, quem gosta de game talvez tenha pensado nisso também, mas fiz uma alusão ao jogo antes de saber o que ela queria (o que não é bom). No da Intel, achei que eles foram totalmente sem graças em querer diferenciar os nossos 'ídolos'.. poxa um Nerd tem como ídolo o Bill Gates e ai?? A empresa é diferente de nós? Eles pensam diferente de nós?! Então pra que vou querer o produto de alguém que vai contra os meus pensamentos e ídolos?! tah que eles dependem totalmente desses co inventores, mas afinal, quem vai comprar o produto somos nós...então nós tínhamos que ser ídolos pra eles (no mínimo). No do Nuggets e da 'coisa light' nem quero comentar porque é um daqueles comerciais que assistimos por distração!

Fernanda Rosa disse...

Tem um comercial de trânsito brasileiro, que todos os personagens de contos de fadas estão sentados numa mesa discutindo as irregularidades no trânsito. Foi a coisa mais rídicula que já vi... Comparando-se aos demais comerciais que existem no exterior dobre o assunto, lá eles não usam bruxas nem fadas, são comerciais fortes que realmente chamam a atenção dos motoristas. O Brasil tem medo de que?? Ao ver propagandas destes estilos, sinto que o Brasil está amarrado, sem horizonte, com imaginação limitada, pois para falar de um assunto tão sério, para atrair o público que desejamos devemos primeiramente ter um bom conteúdo. Alguém lembra desta propaganda?! O que achou da idéia do governo federal em usar essas bruxinhas e anões como garotos propaganda?

Anônimo disse...

teste

Rafael Nascimento disse...

rsss Verdade bem lembrado um comercial ridículo impócrita e medíocre, se não sabe como abordar o assunto intão não ouse começar a campanha, foi concerteza uma das piores que já vi. Ao invés de impactar, não causou nada nem engraçada a campnha foi

Marcelo Santos disse...

Para um o povo que não respeita nem a ortografia, coerência é artigo de luxo nos textos.

Dá uma oiada!!!

Unknown disse...

Quanto mais verba o anunciante tem, menos conceito tem a campanha. Essa equação maluca é recorrente no Brasil.

Raul Otuzi disse...

Acho bom o conceito "Não se reprima" para a linha Batavo - Pense light. Tem a ver com o universo feminino.

Quanto aos outros... sem comentários!

Jeto disse...

Matheus, todos seus comentários procedem com grande coerência, mas em minha opinião, não é a idéia desses comerciais que tem o maior impacto sobre o público alvo, e sim a produção.
Convenhamos que todos esses reclames seduzem, facilmente, pelo jeito que captaram e editaram o vídeo e por sua trilha sonora bem confluente. Talvez a grande sacada que esses criativos procuraram não estava no conceito, mas sim na forma trabalhada e disposta dele.

Unknown disse...

Se a grande sacada não está no conceito, como disse o shaman, então o que sobra são campanhas ocas, que chamam a atenção pela produção, mas que ninguém lembra o nome do produto anunciado no filme.