quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EBP 2009 parte 2

Continuando a postagem do Matheus, abaixo um pouco do que foi dito em 2 apresentações:

1- Como um blog pode ajudar sua carreira - Carlos Merigo (Brainstorm #9), Rafael Ziggy (Simviral), Luiz Jerônimo (Tarja Preta)

Hoje em dia existem muitos blogs. Pra se diferenciar não dá pra ficar replicando informação, tem que haver conteúdo original, posts que realmente adicionem algo à vida dos leitores. Antes de postar algo devemos pensar: que informação estou passando?

Os grandes blogs têm maior responsabilidade quanto ao conteúdo. O grande desafio é ser responsável sem, contudo, perder a autonomia.

Tem que prevalecer o bom senso, já que fazemos uma espécie de jornalismo sem sermos jornalistas.

Aí fica a pergunta: um blog original é aquele que repassa notícia com a opinião do editor?
O que é conteúdo original, genuíno?


2- Comunicação ontem e hoje - Marcelo Tas (blog do Tas)


O Blog Catarro Verde foi o divisor de água que evidenciou o início da força dos blogs:

Em 2001, ele deu um furo jornalístico: para defender-se sobre a fraude dos painéis eletrônicos de votação do Senado, Antonio Carlos Magalhães plagiou um discurso de Afonso Arinos, de 1954.

Até então nenhum grande jornal havia publicado o fato. No dia seguinte a postagem, a notícia era capa de todos os jornais. Porém a maioria sequer citou a fonte da informação.

Ontem nós usávamos meios como: rádio, TV, telefone, toca-disco, toca-fita, jornal. Hoje temos a internet (blogs, redes sociais), a TV digital, o blue-ray, o jornal digital, a rádio digital entre outros. Temos o poder da escolha.

Até 2007, 70% da audiência do blog do Tas vinha da home do UOL. Hoje, esse número é de apenas 20%, sendo que o Twitter é responsável por 35% de audiência. (como usar o twitter é outro ponto a se discutir).

A função mais importante de um blog é OUVIR. Aprender com a sua audiência, estreitar o diálogo, tornar o relacionamento o mais pessoal possível. É isso que os grandes meios não conseguem. Aí está o segredo.

Fiquei um pouco aliviado pelo Tas ter mudado o conteúdo de sua palestra, pois já havia assistido a duas idênticas. E você, o que acha sobre o que foi dito?

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu já tive dois blogs mas deixei de atualizá-los por falta de incentivo. Não sabia como ganhar dinheiro com eles. Depende de como você faz um blog. Qual intuito?Gerar conteúdo por gerar contéudo ou vislumbrando reconhecimento e grana?

Gláucia disse...

Eu quero aproveitar o espaço aqui para parabenizar o blog de vcs, pelo conteúdo e relevância das informações, acredito aque a maioria das pessoas não teria acesso a elas se não fosse pelo blog.

Obrigada!

Fernanda Rosa disse...

Gláucia, você tirou as palavras de minha boca. Quando terminei de ler este Post, a primeira coisa que pensei foi no conteúdo e na quantidade de boas informações que o "o que inspira" tem.
Parabéns!!

Unknown disse...

A função mais importante de um blog é ouvir?

Penso que não. A função de um blog é a que o autor dele quiser. Blog é uma ferramenta livre, anarquica, que não feita para ter um fim delimitado.

Raul Otuzi disse...

Boa, Eduardo!