Não se trata de chupada. O objetivo desse post é mostrar que campanhas distintas podem ter o mesmo recurso criativo. Nesse caso, a visão de raio-x com o uso de ilustrações é o ponto em comum.
Os motivos? Sei lá eu. Pode ser a pertinência do conceito que levou para uma mesma execução gráfica, pode ser mera coincidência, pode ser obra do mais simples e puro acaso.
Mas o fato é que a propaganda cada vez mais se alimenta da própria propaganda. E as referências estão cada vez mais parelhas.
A primeira série de anúncios é da DM9 para a Companhia Athletica. Título: "Dê uma chance para o corpinho aí de dentro se libertar de você."
A segunda série é da W/Brasil para a Stella Barros Turismo. Título: "Viajar muda você por dentro."
A terceira campanha é da Leo Burnett para o Jacaré. Título: "A única coisa que ninguém pode tirar de você é um delicioso prato do Jacaré."
Em tempo, esta última campanha não me agrada. O conceito, na minha opinião, é forçado, nada verdadeiro.
3 comentários:
Eu achei uma meia chupada. Meia porque os produtos são diferentes. Mas é claro que o pessoal da w e da leo usaram a campanha da DM9 como referência. Foi ela que saiu primeiro, não foi? Se não me engano foi a que vi primeiro no CCSP... Meia chupada. É o que eu acho.
Tai a inspiração para o grande comercial da sony "balls".
(quadro de humor do David Letterman)
http://www.youtube.com/watch?v=vj0uvl5kbhw).
Tudo é inspirado em algo. Originalidade total não existe.
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