quarta-feira, 4 de junho de 2008

Bastidores do esporte





Nesta semana, dirigentes do Flamengo anunciaram acordo milionário com a Olympikus, do Grupo Azaléia/Vulcabrás. O clube carioca irá receber cerca de R$ 170 milhões em cinco anos, a serem investidos em materiais esportivos e na abertura do Museu Flamengo, na Gávea, nos moldes do que tem o Barcelona.
A parceria, que até então era com a Nike, mal começou e o clube rubro-negro consegue um feito inédito em sua história: o primeiro título nacional de basquete masculino, conquistado frente à equipe de Brasília, por 101 a 96, na noite desta quarta-feira (03/06). Durante dois meses o Flamengo utilizará uma camisa com três interrogações no lugar da marca do fabricante, até que os novos uniformes fiquem prontos.
Será mesmo que a Nike está perdendo espaço frente as concorrentes, ou está adotando novas ações de marketing, como fez no mês passado, quando assinou contrato com o atacante Adriano (Inter de Milão / ex São Paulo), dois dias antes do jogador ser convocado pela Seleção Brasileira de futebol???
Discussões à parte, parabéns mengão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que as empresas nacionais estão se mexendo pra se inserir no marketing esportivo, mais especificamente no futebol.

Anônimo disse...

Vocês já repararam que no futebol Adidas e Nike se revezam nos patrocínios das equipes de maior rivalidade mundial? Exemplos:
Palmeiras= Adidas; Corinthians= Nike.
Fluminense= Adidas; Flamengo= ex-Nike.
Milan= Adidas; Inter de Milão= Nike.
Real Madrid= Adidas; Barcelona= Nike.
Chelsea= Adidas; Manchester= Nike.
River= Adidas; Boca= Nike.
Argentina= Adidas; Brasil= Nike.
O fato de outras fornecedoras entrarem disputa deixa a concorrência mais saudável e dá poder de negociação aos clubes.

Anônimo disse...

Como o Marcelo disse, isso só faz com que os clubes tenham poder de negociação. Quanto mais empresas entrarem no mkt esportivo, melhor será.

Faz tempo que a Nike estava no Flamengo. Acredito que foi uma perda da Nike, e não que ela esteja indo para outras estratégias no MKT esportivo.

Acredito sim que ela esteja adicionando novas estratégias, mas não deixando de lado umas pra irem para outras.