Banksy, o grafiteiro mais famoso e misterioso do mundo, por mais paradoxal que possa parecer, está com uma exposição no Bristol Museum em Londres até o final de agosto.
O artista já foi censurado várias vezes. Um exemplo aconteceu em Bristol: um grande mural, com pouco mais de 7 metros de comprimento seu foi coberto de tinta por funcionários contratados pela prefeitura da cidade para lidar com pichação.
Nascido em Bristol, Banksy iniciou aos 14 anos, foi expulso da escola e preso por pequenos delitos. Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor". Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.
Característico para um homem que mantém sua identidade secreta, a exposição é marcada pelo mistério. A mídia, vereadores locais e até mesmo funcionários do museu só souberam do projeto um dia antes de ficar pronto para a abertura.
“Esta é a primeira exposição que faço que o dinheiro dos contribuintes será usado para pendurar as minhas imagens em vez de ser para as limpar”, comentou Banksy em declarações à BBC.
Banksy vs Bristol Museum (trailer):
Para conhecer um pouco mais do trampo do cara, acesse:
4 comentários:
Pois éh..a arte durante muitos anos, foi limitada...claro que os tempos mudaram, mas mesmo assim encontramos diversos artistas que não tem o poder de expressar a sua verdadeira paixão pela arte. Acredito que a arte é impessoal, ilimitada e infinita, pois vem da imaginação que passa a ser uma criação. Independente do que o artista está tentando passar, ela deve ser aceita e apreciada... pois a arte é a vida interior de quem a cria.
Singular.
Para quem está conhecendo BanKsy só agora vale a pena completar o roteiro conhecendo a “The Village Pet Store and Charcoal Grill":
http://innsoma.blogspot.com/2008/10/banksy-e-o-village-pet-store-and.html
Uma pequena loja de animais em NY que foi transformada em uma imensa instalação artística. Muito bom!
Banksy! Banksy! Todo blog que se preza tem que ter.. Banksy!
Kkkkkkkkkkkkk...
Postar um comentário