A propaganda eleitoral é a suprema celebração do bizarro
O que eu vou escrever aqui não é nenhuma novidade. Todo mundo sabe. Todo mundo comenta. A propaganda eleitoral é um desfile sem fim dos mais estranhos tipos, aberrações e esquisitices humanas. O homem leopardo é fichinha perto da criatividade (?) e da sem-vergonhice dos candidatos para chamar a atenção dos seus eleitores. Mas uma coisa eu tenho que admitir: os caras são empreendedores, não poupam esforços para aparecer.
Não vou nem entrar no mérito da propaganda na TV, que mais parece um programa humorístico grotesco, tão bom quanto aqueles extintos quadros da dupla ET e Rodolfo no Domingo Legal. Vou me ater somente ao marketing de guerrilha. Andando por Ribeirão Preto já me deparei com diversas ações tresloucadas: dos tradicionais bandeiraços a um desfile de pessoas na feira segurando estandartes de um candidato. Era uma verdadeira procissão. Só faltaram os cânticos.
E as ações não param por aí. Tem gente que passeia de moto com uma gaiola na garupa, tem gente que mandou fazer um bonecão de olinda com a cara do candidato, tem quem fez jingle funk e bota pra tocar em uma altura insuportável, tem gente que anda com um carro de boi. Bizarro. Bizarro. Bizarro. Brincam com a nossa paciência. Levam a sério somente a máxima do diferencie-se a qualquer custo.
Pena. Acredito ser apenas mais um reflexo da lamentável credibilidade que a política tem em nossas vidas. Com tudo isso, a cada eleição que passa, eu fico mais descrente, mais desiludido e com menos vontade de votar. Serei só eu?
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Teoria de Quinta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Isso sim devia ser regulamentado.
"PROIBIDO OFENDER A INTELIGÊNCIA DO ELEITOR".
Licença patética: deveria.
É um absurdo o que os caras fazem para chamar a atenção!!!
Agora o pior é o que eles fazem na câmara quando são eleitos.
O negócio é fiscalizar. Mas alguém fiscaliza? Alguém se importa???
Se esses "políticos" soubessem a origem e o verdadeiro significado da palavra POLÍTICA teriam vergonha do que estão fazendo. Ou orgulho, dependendo da índole.
Acho esquisito as coisas daí em Ribeirão Preto? è que não viu o que acontece aqui em Sampa...
O maior perigo disso tudo é que não podemos deixar esse tipo de coisa passar batido e até mesmo essa discussão não passar de meros "dois minutos de ódio", pois nesse momento é o voto que temos mãos para tentar reverte e não podemos deixar usá-lo. É muito foda e desestimulante o que acontece hoje na política nacional, mas sinto que é reflexo de um comportamento coletivo. Como herança da maldita nobreza portuguesa, não fomos educados a gostar de política, pelo contrário, de geração em geração somos estimulados a repudiar esse tema, em contraste a isso, nos EUA os americanos lotam um estádio com 70.000 pessoas para saber que será o candidato de um partido, e deu Obama...puta merda! É como se lotássemos o Morumbi para saber quem seria o candidato do PT, PSDB, PFL, etc. A conseqüência desse desinteresse é a falta de respeito que os políticos possuem em relação à opinião pública e toda a população, prova disso são as Martas, Malufs, reinados de ACMs, Clodovil, e por aí vai a lista de aberrações.
Temos que votar, acompanhar e cobrar. Senão, não vai acontecer nada mesmo.
Para complementar o que disse, aproveito o post da serie de frases ispiradoras para lembrar de uma:
'O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos,nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.'
No e-mail que recebi faz referência à Martin Luther King,não sei se é verdade.
Acho que é amaneira dos políticos tentarem capturar a atenção, como se disse. É meio bizarro, é. Mas que outras forma ele tem para sair da paisagem?
Postar um comentário