terça-feira, 16 de junho de 2009

Campanha com mídias sociais. Vende ou não vende?


O Nissan Livina foi lançado de forma totalmente inovadora: mídias sociais foram usadas para tornar o carro conhecido.

A campanha online foi criada pela Salem e a estratégia de mídias sociais foi feita pela Polvora! Comunicação. O que teve de inovador?

A Nissan deu ao badalado blogueiro Cris Dias um automóvel para ele escrever sobre suas impressões sobre o carro. O momento não poderia ser mais oportuno. Cris estava de mudança com a família do Rio para São Paulo.

Segundo o mmonline: "A ação pretende com isso aproximar o público do veículo e mesmo da marca, já que, ao colocar a visão de uma terceira pessoa sobre o veículo, propicia uma maior interatividade e permite um acompanhamento das potencialidades do veículo.

Além disso, a proposta representa uma "fuga", inovação com relação aos meios convencionais de divulgação de produtos. No blog "Dias de Livina", os leitores podem encontrar fotos, podcasts, vídeos e depoimentos sobre o veículo e temas relacionados, ao mesmo tempo em que acompanham a mudança do blogueiro."

O problema de tudo isso é que li ontem na seção de carros do UOL que "o Livina ainda engatinha no mercado brasileiro e mantém vendas tímidas para quem almeja maior participação por aqui. O monovolume registrou 169 unidades em abril e 384 em maio, segundo dados da Fenabrave. Um número crescente, mas que ainda se mostra distante da média prevista de 800 carros mensais. Até porque o fabricante japonês esperava que as vendas fossem puxadas pela configuração de entrada, equipada com motor 1.6 16V flex."

E então? A previsão foi demasiadamente alta ou toda essa inovação é só fumaça?

A respeito dessa estratégia tem um ótimo artigo, de um mês atrás no http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/05/14/quer-divulgar-um-carro-alugue-um-bom-blogueiro/. Clique e leia.

4 comentários:

Matheus Arcaro disse...

Mídia Social vende, se usada de forma planejada ,bem amarrada. E mais: "comprar" blogueiro está longe de ser uma ação inteligente.

Ed Norton disse...

A ação usando mídia social é bacana. Mas só. A começar pelo nome do carro. Péssimo.

Gustavo Lunardelli Trevisan disse...

Sabe Raul, vejo o que com uma boa propaganda, consegue-se vender "quase tudo". O mico, ops, quero dizer van, da Nissan é um bom carro (para 1999/2000). Este modelo de veículo, apesar de tecnologicamente cheio de firulas, tem um design que vai na contramão (sem hífem agora?!) dos concorrentes.

Se o "Don Carlito" pretendeu lancar um veículo mundialmente e simultâneo, poderia ter um desenho melhor.

Quanto a campanha, eu fiz, por curiosidade o questionamento aos colegas mais próximos. Acredita que ninguem entendeu nada...

Até aquela porcaria da propaganda do Peugeot sedan ficou melhor...

Raul Otuzi disse...

Pois é, Gustavo.
O produto não é tão bacana, o nome é ruim e a estratégia é inovadora.
Mas só o uso de mídias socias, sem o apoio de uma campanha de massa que integre toda a mensagem, não bastou para o sucesso do carro. Fica a lição.

Abraços!