quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mídia social é só moda?


No ótimo site pensandomarketing.com, tem um texto que vale a pena ler. Fala sobre os modismos da mídia social. Clique e veja: http://www.pensandomarketing.com/?p=144

Sinceramente, tem muito a ver com o que eu penso. Mídia social por si só é só modismo. Pirotecnia. Mas se for usada associada com outras ferramentas de comunicação daí é poderosíssima. A campanha vitoriosa de Barack Obama que o diga.

10 comentários:

MD disse...

Obrigado pela indicação.
este blog de vocês é muito bom.
Vocês estão no twitter também?
Abraço

Unknown disse...

Percebo um movimento habitual sempre que uma nova vedete entra em cena no mundo digital: Geral mete o pau na novidade, na mais pura má vontade de compreender as funcionalidades e o lado positivo da coisa.
E são exatamente esses que vão morrer abraçados com os BV´s de gráficas e veículos.

MD disse...

Hmmm...Eduardo, ou você não leu o texto ou não entendeu nada. Como não queremos compreender a Web 2.0, se até palestra sobre a coisa estou fazendo?
A questão é não se levar pelo exagero e cair em armadilhas.

Unknown disse...

Marcos, eu li o seu texto, e ainda que ele seja bem confuso, entendi o que você quis dizer.
Meu ponto de vista fala a respeito de quem é reticente em entender as mídias sociais, enquanto o seu ponto de vista pede cuidado aos ansiosos por novidades.

Unknown disse...

Eu evitei comentar sobre o seu texto, porque achei que não valia a pena comentá-lo, na minha opinião seus argumentos são baseados em falácia, e sua idéia é furada.

Unknown disse...

Mas, para explicar o porque eu penso isso a respeito da sua opinião, vou me contradizer e comentar o seu texto:

1. O seu título anuncia que as mídias sociais são um modismo. Há quase 5 anos convivemos com mídias sociais no Brasil que geram resultados relevantes a quem se propõe a entender como utilizá-las na construção de uma comunicação efetiva com o público.

2. Mídia Social é o nome de todo meio que se utiliza da socialização entre pessoas para promover o que quer que seja. Mas há sempre aqueles que adoram a complexidade, Network Publishing é um ótimo exemplo.

Unknown disse...

3. No primeiro ponto você começa apresentando o modismo como um ponto de atenção a ser considerado pelo marketing quando pensa em novas mídias. E aí depois você cita as campanhas de marcas conceituais, até chegar na Motorolla, que segundo a sua opinião, nunca foi sinônimo de Hype, e sim de gente frustrada, e em contrapartida a Apple é uma lovemark sem ter se utilizado de campanhas publicitárias, (o que mais adiante é colocado como equivalente a manipulação) apenas com bons produtos. E logo depois, você diz que a propaganda da Apple “seguiu o bonde” da reputação da marca. Como se propaganda e construção de marca fossem coisas que não caminham juntas. E essa volta toda é para dizer uma grande novidade: Não há construção de marca consistente sem um produto honesto, que corresponda às expectativas geradas pela comunicação.

4. Em cima disso, você cita o poder das mídias sociais em repercutir e amplificar falsas expectativas e experiências negativas do consumidor com a marca, e por isso, defende que uma campanha em mídia social não é a mais adequada à construção de marca. Bom Marcos, eu estou orientado a pensar que todo esforço de comunicação deve estar alinhado com um objetivo maior, que é construção de marca, e acredito que isso plenamente possível de ser feito, desde que conduzido da maneira correta. E conduzir corretamente significa pensar estratégicamente, considerando riscos e analisando todos os pontos de contato do consumidor com a marca. Quem não faz isso, corre o mesmo risco, seja anunciando em mídia impressa, mídia eletrônica tradicional ou em mídias sociais. Claro, a velocidade será diferente, mas é fato que haverá um risco a imagem da marca.

5. Agrupar na mesma pauta idéias que surgiram e fracassaram em contextos diferentes é uma generalização que só vale para amedrontar quem lê o seu texto em relação às novas tecnologias. Dizer que promoções via SMS são na maioria fracassadas é uma realidade que não bate com o sucesso de agências especializadas em ativação que respondem por campanhas vencedoras nos últimos anos.

6. Respondendo a sua pergunta, o impacto verdadeiro de qualquer promoção no Twitter será aquele que corresponda à expectativa da empresa, Considerando que esta empresa conheça muito bem a percepção de marca que o consumidor tem dela no atual cenário, e considerado os riscos e possibilidades que toda a mídia oferece. E o raciocino recorrente das empresas é insistir investindo em comunicação sem conhecer a própria imagem.

7. Marketeiros ávidos por inovar em planos de marketing começam pensando errado, porque pulam etapas fundamentais que antecedem uma comunicação inovadora. É aí onde os gerentes de marketing da “quase falida” Motorolla respondem pelo seu quinhão de responsabilidade.

No restante do texto, você
sustenta a idéia de que o marketing deve gerenciar os outros canais de modo que a comunicação via social media não ative uma demanda que poderá se frustrar com a marca. Agora pegue o final e cole ao título do texto.
Talvez o mais adequado seria “Aprenda com os erros de quem não sabe usar mídias sociais”.
No mais, seu texto é repleto de achismos como e reforça a idéia de que agências de comunicação agem movidas pelo prazer em inovar de maneira irresponsável.
Desejo com todas as forças que seu site alcance poucos leitores, porque são opiniões superficiais e confusas como essa que vem transformando homens de marketing despreparados nos bundões que estacionam e encolhem marcas no Brasil. Esse tipo de visão americanóide e cartesiana é a mesma que se vale de um título de apelo publicitário para argumentar sobre um assunto que termina de maneira inversa ao que foi anunciado no título. Talvez por causa disso o termo marketeiro seja cada vez mais pejorativo.

Unknown disse...

Desculpem pelo tamanho da resposta, o texto é muito grande, e os pontos de discordancia também.

MD disse...

Eduardo,
Você fala, fala e não consegue apontar um único erro do texto. Só critica meu estilo como se pudesse fazer melhor. Faça, então.

O que transparece no seu ataque é uma INVEJA danada, daqueles caras que só conseguem se sentir bem quando metem o pau em alguém melhor que eles. Ou então você é um de agências que enganam os clientes prometendo coisas que mídia social não entrega e tá puto por isso.

Cara, tenho 20 anos de experiência com campanhas de 10 milhões de dólares, coisa que você nem chegou perto, e já vi de tudo. Te falta muito arroz com feijão e te sobra arrogância adolescente.

Sinto te desapontar, mas com 100 mil visitas em 2008, meu site está alcançando muita gente.

Cresça e apareça, arranje argumentos e pare de dar xiliques.

Unknown disse...

Você levou a discussão para um nível que eu não esperava de alguém com 20 anos de experiência. Usou 5 parágrafos para falar de como você é bom e eu não. E não rebateu nenhum dos meus argumentos. Parabéns.

É a última vez que eu volto nesse post, porque daqui não sai mais nada além de afetação.