terça-feira, 2 de junho de 2009

Uso de mídia regional constrói a marca Lula

Propaganda do governo atinge 5.297 veículos

Li na Folha de São Paulo deste domingo que os comerciais do Palácio do Planalto atingiram no ano passado 5.297 veículos de comunicação no país. É um aumento de 961% sobre os 499 meios que recebiam verba para divulgar propaganda do governo em 2003, quando Lula assumiu a presidência.

Diz o jornal: “Esse padrão de pulverização na publicidade é incomum na iniciativa privada. Segundo dados do Ibope Monitor, a Fiat anunciou em 206 meios de comunicação diferentes no ano passado. O banco Itaú, em 176.

Trata-se de uma pesquisa por amostragem, mas mesmo com um desvio de 1.000% o número de veículos nos quais essas duas empresas anunciam não se aproximaria dos 5.297 escolhidos pelo governo federal.

A regionalização da propaganda federal é parte de uma estratégia de marketing do governo. Presidente mais bem avaliado no atual ciclo democrático, Lula viu sua alta popularidade se consolidar numa curva quase paralela ao avanço da distribuição de seus comerciais pelo interior do país.”

Parece uma jogada de mestre, pois não houve um aumento expressivo no valor gasto, mas uma mudança de estratégia. Grandes veículos de alcance nacional passaram a receber um pouco menos. A diferença foi para pequenas rádios e jornais no interior.

Ottoni Fernandes, subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência admite que "O fato de ter ampliado a presença do presidente na mídia regional pode ter ajudado [a elevar a popularidade do governo]."

Não há dúvida, Ottoni. Os grandes anunciantes precisam aprender com Lula. Regionalizar (aproximar) é preciso.

3 comentários:

FERAsmar disse...

Nosso Lula cada vez mais popstar. Vocês viram que ele saiu em um episódio da famosa turminha do South Park. Por cinco segundos nosso presidente foi caracterizado como integrante de um grupo de políticos que ajuda a esconder fatos sobre um alienígena, ou mais ou menos isso. Ainda não assisti mas fica a dica. Podemos subir para 5.298 veículos? rs Marca Lula na mídia internacional hahaha Obs.: o episódio do seriado se chama "Pinewood Derby" e está disponível em http://www.southparkstudios.com/episodes/220763

Raul Otuzi disse...

Grande dica, Fernando. Não tinha visto ainda não. Valeu!

Matheus Arcaro disse...

Uma bela estratégia. O que deveria mudar um pouco é a mensagem propriamente dita que, na maioria das vezes, elenca as obras do governo com cenas de pessoas pobres ou trabalhadores sorrindo.