quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O que inspira a criação publicitária?

5 publicitários de sucesso respondem

Pincei os depoimentos abaixo da reportagem "Onde nasce o diferente?" da Revista da Criação, Meio e Mensagem. Veja: www.meioemensagem.com.br/revistadacriacao/new/ondenasceodiferente.html

No geral, as respostas são: visionários inspiram, a vida inspira, a rua inspira, a arte inspira, a internet inspira. Será isso? Só isso? Concorda? Para você, o que inspira?

"Minha inspiração no mundo dos negócios sempre será todos aqueles que liberam suas idéias e as transformam em iniciativas próprias, independentemente de elas serem ou não ser bem-sucedidas. Respeito todos os que desafiam o status quo. É isso que tentamos fazer na Naked."
Jon Wilkins - Sócio-fundador da Naked

"Não importa onde se busque inspiração. Anuários ainda são um registro bacana do que se produz na nossa área mundo afora. Na internet tem tudo, mas ela é dispersa. Inegavelmente, é hoje a maior fonte de busca na nossa profissão. É rápida, prática. Ajuda a resolver algo em minutos, às vezes. Seja para referências, seja para inspiração, informação. Eu tenho meus bookmarks no browser, dezenas de sites relacionados a arte, design, propaganda, moda e tendências. Mas não abro mão de muitos livros (de arte, propaganda, moda, design, fotografia, romances, ficção, o que for). Compro tantos, de assuntos tão diferentes, que na minha estante em casa já não cabe mais nada."
Guilherme Jahara - Diretor de criação da DM9DDB

"Acredito que os criativos estão atentos ao movimento das ruas e da realidade, mas essa observação deve ser espontânea e não induzida. Gosto de olhar, observar, reparar, perguntar, discutir. A origem de tudo para mim está nas atitudes, no comportamento e no estilo de vida das pessoas. Essa é a principal fonte de inspiração. Além disso, é preciso ter tempo para a cultura."
Márcio Salem - Sócio-diretor da Salem

"Quem não estiver ligado no mundo vai ser sugado e cuspido fora. É da vida que vem a verdadeira inspiração e a verdadeira referência. Publicitário que não gosta de fazer compra em um supermercado não é publicitário. Publicitário que não gosta de freqüentar o mercado municipal não é publicitário. Publicitário que não gosta da feira não é publicitário. Um passeio de ônibus no meio de uma tarde às vezes vale mais que um tratado de sociologia. Vá para um show de música ao vivo, vá freqüentar um sambão. É preciso ser uma metamorfose ambulante. Se você não vive a vida, não desenvolve a propaganda."
Sérgio Valente - Presidente da DM9DDB

"Hoje em dia as fontes de inspiração buscam os profissionais. Link, link, link, twitter, twitter, blog, link, e-mail, YouTube, link, link, MSN, blog, twitter. É o dia inteiro esse inferno. Difícil não é buscar referências. Difícil é sair de baixo dessa pilha. E, como se não bastasse, ainda tem os brinquedos, a engenharia, a arquitetura e a arte, músicas....chega!!!"
Mentor Muniz Neto - Diretor de criação e sócio da Bullet

6 comentários:

Anônimo disse...

A opinião desse cara não pode ficar de fora.

Gente que não entende nada de propaganda é boa referência

Continuo achando que o melhor professor de propaganda ainda é a vida. Ao contrário do que se pensa, as pessoas são mais movidas por emoções do que pela lógica. Se a gente observar como elas se comportam, como se comunicam, como vivem, isso pode ser uma excelente escola. Descobrir o que existe por trás dos melhores comunicadores, das músicas, dos filmes e das novelas que fazem sucesso. Conversar com gente que não entende nada de propaganda pode nos ajudar a entender melhor a nossa profissão.

Ruy Lindenberg

Anônimo disse...

Pô, nem essa:

Fora da agência. Cuidado com a web

As referências estão onde sempre estiveram: fora da agência. Na conversa que você ouviu de "orelhada", na casa da tia velha, no álbum de fotografias, na piscina do clube, no congestionamento da estrada, no cinema, nos livros, e por aí vai. Hoje tudo isso existe na tal da internet. Isso é bom e ao mesmo tempo terrivelmente ruim, pois não basta a informação em si. É necessário que em determinado momento você se abstenha dela e se concentre na busca da solução. Quando alguém está pendurado na web, esse afastamento fica quase impossível. O desafio é saber filtrar isso tudo. Essa qualidade diferencia o grande criativo daquele que é simplesmente atualizado.

Atila

Anônimo disse...

Acho que pessoas que desafiam o status quo são boas fontes de inspiração.
E gostei muito desse depoimento tb: pessoas que não entendem nada de propaganda. Temos que ser humildes.

Anônimo disse...

Concordo com Ruy Lindenberg, a melhor fonte de inspiração é sem dúvidas a vida.

A observação, o inconformismo, e a curiosidade sobre a Vida, já resultou em grandes sucessos, não só na propaganda, mas em várias outras áreas.

Anônimo disse...

Nada me inspira mais que o dinehrio no fim do mês...hehehehe

Anônimo disse...

Dizer que a vida inspira é meio óbvio. O que me inspira é a vontade de ser melhor que os outros. Que todos.