segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vivemos arrumando desculpas


O ser humano vive arrumando desculpas, encontrando culpados para seus erros e fracassos. Este comercial da Nike, com o Jadel Gregório como protagonista, aborda muito bem esse aspecto da natureza humana.

O modelo de persuasão aqui é o dionísico. Nada de argumentos lógicos, a idéia é impressionar a consciência dos ouvintes, visando orientar o espírito de uma certa forma a fazer que prevaleçam certos esquemas interpretativos, segundo Perelman e Tyteca. É sempre melhor ir em frente, em vez de posar de vítima.

Eu nasci pobre.
Passei fome.
Fui criado sem pai.
Fui pedreiro. Fui sorveteiro.
Sofri preconceito.
Eu andava nas ruas e as pessoas
mudavam de calçada.
Eu me converti ao islamismo num país católico.
Eu me mudei com toda a minha família
para um lugar frio, distante.
Escolhi o salto triplo num país
onde só o futebol é valorizado.
Eu podia ter desistido.


Pare de arrumar desculpas.

Nike. Just do it.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vivemos arrumando desculpas mesmo. É o mal do ser humano. Não assumimos nossos erros e limitações. Qual será a desculpa do Dunga, depois do vexame para a Argentina?????

Anônimo disse...

É um fato. Fato também é que esse anúncio é muito bom, fodástico!

Sobre a seleção, PRENDAM O RICARDO TEIXEIRA.

Só isso que tenho pra falar dessa seleçãozinha. E lá vêm as desculpas...

"No Brasil só o futebol é valorizado", mas na Olímpiada quem merece aplausos passa bem longe das 4 linhas...