quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os 10 fundamentos da Nova Ordem Digital continuam valendo?

No segundo semestre de 2007, a Meio e Mensagem publicou, na extinta revista Meio Digital (http://www.meioemensagem.com.br/revista_meio_digital/), os 10 fundamentos da Nova Ordem Digital. Fuçando em meus arquivos por esses dias, eu achei esse texto e depois de relê-lo algumas vezes, acredito que ainda está bem atual. Concorda? Ou na sua opinião algum fundamento já caiu por terra, evoluiu ou não vingou? Veja os 10 fundamentos abaixo:


1. Multi-Conectividade:

O Absoluto Digital

Antes: Plataformas Isoladas

Agora: Multiplataformas, Multiconectadas

Integração de um com todos, todos com um, e muitos entre si em ambientes sem fio;

- Cenário multi-plataforma.

- Comunicação precisa atingir consumidor que não para, e que escolhe como, onde e quando quer consumir conteúdo.


2. Virtual é Real:

A Vida sem Espelho

Antes: Realidade Analógica e Realidade Virtual

Agora: Integração Real e Virtual

- Fronteiras não existem mais.

- O meio é transparente para os mais jovens.

- Marketing não pode mais se resumir ao ambiente das coisas físicas. É preciso romper a barreira entre o concreto e o intangível.


3. Crowd Matters

O Poder da Inteligência Coletiva

Antes: Poucos Dominam o Conhecimento

Agora: Inteligência Resulta da Colaboração

- Wikis: todos e qualquer um contribuindo para um banco de dados que reúne o saber universal.

- Empresas podem contar com a colaboração de seus consumidores no desenvolvimento de produtos.


4. Menos é Mais:

A Supremacia do Pouco

Antes: Poucos Hits Vendendo Muito

Agora: Muitos Produtos Explorando Nichos

- Marketing precisa “acertar na mosca” no target.

- Acuracidade e precisão são pressupostos de sobrevivência.

- Ganham força Bancos de Dados sofisticados, detalhados e atualizados.


5. No Bullshit:

A Era das Grandes Verdades

Antes: Falsidades Mercadológicas

Agora: Transparência Radical

- Troca de informações atingiu estágio tal que não é mais possível esconder nada do público.

- Idoneidade, seriedade e comprometimento são bens valorizados na nova sociedade digital.


6. Sociedade da Atenção:

A Ditadura da Relevância

Antes: Falsidades Mercadológicas

Agora: Transparência Radical

- Audiência está no comando, com tudo conspirando para desviar sua atenção.

- Poder de armazenar informação cresceu demais.

- Relevância é a única força capaz de congelar o tempo.


7. A Nova Fraternidade Universal:

O Paradigma das Nano-Redes

Antes: Audiência Cativa e em Silêncio

Agora: Audiência Participativa, Integrada

- O íntimo das pessoas está mais para mercado persa do que para teatro clássico.

- Troca de ensinamentos, experiências e adorações.

- Comunicação precisa aprender a persuadir comunidades, viralizar mensagens.


8. O Seu Agora é Meu:

O Império da Desintermediação

Antes: Fronteiras Bem Definidas

Agora: Barreiras Caem e Negócios se Integram

- Fronteiras que estruturaram o mundo estão desaparecendo.

- Sem barreiras de entrada, indústrias convergem e players se degladiam.


9. A Web é Beta:

Nada Estará Pronto

Antes: Negócios com Começo, Meio e Fim

Agora: Aprendizado Permanente

- Tudo está sempre em fase de teste e implantação.

- Incerteza é elemento integrante do cenário atual.

- É preciso aprender a observar, entender e agir rápido.

- Arriscar passou a ser regra do jogo.


10. ROI Digital:

Maximização em Tempo Real

Antes: Metade do Investimento Jogado Fora

Agora: Desperdício Tende a Zero

- Tecnologia entrega informação em tempo real, permite mensurar qualquer iniciativa em busca de alta precisão de performance.

- Lançamento de ação é só o início do trabalho, que precisará de ajustes com ela em curso.

Nenhum comentário: