No segundo semestre de 2007, a Meio e Mensagem publicou, na extinta revista Meio Digital (http://www.meioemensagem.com.br/revista_meio_digital/), os 10 fundamentos da Nova Ordem Digital. Fuçando em meus arquivos por esses dias, eu achei esse texto e depois de relê-lo algumas vezes, acredito que ainda está bem atual. Concorda? Ou na sua opinião algum fundamento já caiu por terra, evoluiu ou não vingou? Veja os 10 fundamentos abaixo:
1. Multi-Conectividade:
O Absoluto Digital
Antes: Plataformas Isoladas
Agora: Multiplataformas, Multiconectadas
Integração de um com todos, todos com um, e muitos entre si em ambientes sem fio;
- Cenário multi-plataforma.
- Comunicação precisa atingir consumidor que não para, e que escolhe como, onde e quando quer consumir conteúdo.
2. Virtual é Real:
A Vida sem Espelho
Antes: Realidade Analógica e Realidade Virtual
Agora: Integração Real e Virtual
- Fronteiras não existem mais.
- O meio é transparente para os mais jovens.
- Marketing não pode mais se resumir ao ambiente das coisas físicas. É preciso romper a barreira entre o concreto e o intangível.
3. Crowd Matters
O Poder da Inteligência Coletiva
Antes: Poucos Dominam o Conhecimento
Agora: Inteligência Resulta da Colaboração
- Wikis: todos e qualquer um contribuindo para um banco de dados que reúne o saber universal.
- Empresas podem contar com a colaboração de seus consumidores no desenvolvimento de produtos.
4. Menos é Mais:
A Supremacia do Pouco
Antes: Poucos Hits Vendendo Muito
Agora: Muitos Produtos Explorando Nichos
- Marketing precisa “acertar na mosca” no target.
- Acuracidade e precisão são pressupostos de sobrevivência.
- Ganham força Bancos de Dados sofisticados, detalhados e atualizados.
5. No Bullshit:
A Era das Grandes Verdades
Antes: Falsidades Mercadológicas
Agora: Transparência Radical
- Troca de informações atingiu estágio tal que não é mais possível esconder nada do público.
- Idoneidade, seriedade e comprometimento são bens valorizados na nova sociedade digital.
6. Sociedade da Atenção:
A Ditadura da Relevância
Antes: Falsidades Mercadológicas
Agora: Transparência Radical
- Audiência está no comando, com tudo conspirando para desviar sua atenção.
- Poder de armazenar informação cresceu demais.
- Relevância é a única força capaz de congelar o tempo.
7. A Nova Fraternidade Universal:
O Paradigma das Nano-Redes
Antes: Audiência Cativa e em Silêncio
Agora: Audiência Participativa, Integrada
- O íntimo das pessoas está mais para mercado persa do que para teatro clássico.
- Troca de ensinamentos, experiências e adorações.
- Comunicação precisa aprender a persuadir comunidades, viralizar mensagens.
8. O Seu Agora é Meu:
O Império da Desintermediação
Antes: Fronteiras Bem Definidas
Agora: Barreiras Caem e Negócios se Integram
- Fronteiras que estruturaram o mundo estão desaparecendo.
- Sem barreiras de entrada, indústrias convergem e players se degladiam.
9. A Web é Beta:
Nada Estará Pronto
Antes: Negócios com Começo, Meio e Fim
Agora: Aprendizado Permanente
- Tudo está sempre em fase de teste e implantação.
- Incerteza é elemento integrante do cenário atual.
- É preciso aprender a observar, entender e agir rápido.
- Arriscar passou a ser regra do jogo.
10. ROI Digital:
Maximização em Tempo Real
Antes: Metade do Investimento Jogado Fora
Agora: Desperdício Tende a Zero
- Tecnologia entrega informação em tempo real, permite mensurar qualquer iniciativa em busca de alta precisão de performance.
- Lançamento de ação é só o início do trabalho, que precisará de ajustes com ela em curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário