segunda-feira, 14 de junho de 2010

O primeiro livro que eu li


Nostalgia, nostalgia. Taí o primeiro livro que eu li: "O Sobradinho dos Pardais", de Herberto Sales. Eu tinha 9 anos e fiquei totalmente fascinado com a história da Dona Pardoca e de seus filhotes. O enredo era bacana, mas acho que a emoção de estar completando a primeira leitura é que fez a diferença. Sensação boa. De descobrimento, de encantamento.

Eu me lembro que ficava lendo à noite, devorando cada linha de texto, enchendo minha cabeça de fantasia. Depois, logicamente, vieram outros livros (Soprinho, Os Patins de Prata, Heidi...). Mas, ah, nada se comparava ao primeiro. Meu primeiro livro.   

3 comentários:

Ledy Picinini disse...

Professor,

o meu foi Açúcar Amargo, da coleção Vagalume, uma série incrível da Ática. E coincidentemente se passa na região de Ribeirão a qual (nem imaginava) anos depois viria a me estabelecer. Jamais o esquecerei, e muito menos "Éramos Seis"; "Um Cadáver Ouve Rádio"; "O Escaravelho do Diabo"; "Spharion"; "O Caso da Borboleta Atíria";...

Abração.

Raul Otuzi disse...

Pois é, Ledy. É muito bacana recordar esses primeiros livros que a gente lê. O quanto abre a nossa cabeça e ajuda a nossa imginação. Açúcar Amargo eu não li não. Os outros, todos. Valeu!

Tarcísio Mello disse...

Hehehe, também li "O Sobradinho dos Pardais". Só não me recordo se foi o primeiro.