5 publicitários de sucesso respondem
Pincei os depoimentos abaixo da reportagem "Onde nasce o diferente?" da Revista da Criação, Meio e Mensagem. Veja: www.meioemensagem.com.br/revistadacriacao/new/ondenasceodiferente.html
No geral, as respostas são: visionários inspiram, a vida inspira, a rua inspira, a arte inspira, a internet inspira. Será isso? Só isso? Concorda? Para você, o que inspira?
"Minha inspiração no mundo dos negócios sempre será todos aqueles que liberam suas idéias e as transformam em iniciativas próprias, independentemente de elas serem ou não ser bem-sucedidas. Respeito todos os que desafiam o status quo. É isso que tentamos fazer na Naked."
Jon Wilkins - Sócio-fundador da Naked
"Não importa onde se busque inspiração. Anuários ainda são um registro bacana do que se produz na nossa área mundo afora. Na internet tem tudo, mas ela é dispersa. Inegavelmente, é hoje a maior fonte de busca na nossa profissão. É rápida, prática. Ajuda a resolver algo em minutos, às vezes. Seja para referências, seja para inspiração, informação. Eu tenho meus bookmarks no browser, dezenas de sites relacionados a arte, design, propaganda, moda e tendências. Mas não abro mão de muitos livros (de arte, propaganda, moda, design, fotografia, romances, ficção, o que for). Compro tantos, de assuntos tão diferentes, que na minha estante em casa já não cabe mais nada."
Guilherme Jahara - Diretor de criação da DM9DDB
"Acredito que os criativos estão atentos ao movimento das ruas e da realidade, mas essa observação deve ser espontânea e não induzida. Gosto de olhar, observar, reparar, perguntar, discutir. A origem de tudo para mim está nas atitudes, no comportamento e no estilo de vida das pessoas. Essa é a principal fonte de inspiração. Além disso, é preciso ter tempo para a cultura."
Márcio Salem - Sócio-diretor da Salem
"Quem não estiver ligado no mundo vai ser sugado e cuspido fora. É da vida que vem a verdadeira inspiração e a verdadeira referência. Publicitário que não gosta de fazer compra em um supermercado não é publicitário. Publicitário que não gosta de freqüentar o mercado municipal não é publicitário. Publicitário que não gosta da feira não é publicitário. Um passeio de ônibus no meio de uma tarde às vezes vale mais que um tratado de sociologia. Vá para um show de música ao vivo, vá freqüentar um sambão. É preciso ser uma metamorfose ambulante. Se você não vive a vida, não desenvolve a propaganda."
Sérgio Valente - Presidente da DM9DDB
"Hoje em dia as fontes de inspiração buscam os profissionais. Link, link, link, twitter, twitter, blog, link, e-mail, YouTube, link, link, MSN, blog, twitter. É o dia inteiro esse inferno. Difícil não é buscar referências. Difícil é sair de baixo dessa pilha. E, como se não bastasse, ainda tem os brinquedos, a engenharia, a arquitetura e a arte, músicas....chega!!!"
Mentor Muniz Neto - Diretor de criação e sócio da Bullet