quarta-feira, 15 de abril de 2009

Talento colaborativo


O YouTube criou em dezembro do ano passado o canal YouTube Symphony Orchestra. Uma ideia genial, com o intuito de promover a música clássica e convidar os músicos amadores e profissionais de todas as idades, locais, e instrumentos a participarem de um concurso mundial.
Os interessados tinham que fazer o upload de dois vídeos: um mostrando suas habilidades técnicas e o outro executando uma nova peça composta pelo compositor chinês Tan Dun feita exclusivamente para este projeto. Os vídeos foram julgados por especialistas das orquestras filarmônicas de Berlim, Nova York e São Francisco.
E hoje, às 2130h (horário de Brasília), os vencedores estarão reunidos no Carnegie Hall de Nova York sob a regência do maestro Michael Tilson Thomas para, enfim, apresentarem a primeira orquestra sinfônica colaborativa do mundo.
Para nosso orgulho, duas brasileiras, a violoncelista Larissa Mattos e a violinista Irina Kodin, foram selecionadas para compor a orquestra. Ao todo, serão mais de 90 músicos de 30 países e territórios, tocando 26 instrumentos diferentes.
Comprovando a eficácia do projeto, desde seu lançamento, o YouTube Symphony Orchestra registrou 13 milhões de acessos, com visitantes de mais de 200 países. E mais de 3 mil vídeos de músicos amadores e profissionais foram cadastrados.

E tem gente que ainda insiste em mídias convencionais.

Um comentário:

opa... disse...

cade o "com essa imagem da pra vender o que?"

hj ja e quinta e nada...
ta devendo, hein!