segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Filosofia de segunda

Desce?

Hoje tratarei de um tema polêmico: o binômio Deus-Diabo.
Mas não uma polêmica gratuita, do tipo sensacionalista, já que a filosofia não se presta a isso. De fato o assunto é controverso e, justamente por isso, merece a mais profunda reflexão.

Já adianto que não sou contra qualquer religião ou manifestação de fé.
Ao contrário, acredito em Deus e em sua força divina. Mas, sob a perspectiva lógica, cabem alguns questionamentos sobre o que aprendemos no catecismo.

Suponhamos que, como prega a Igreja Católica, haja o Céu e o Inferno.

Segundo as Escrituras, somente adentrariam ao paraíso as almas sem pecado, ou melhor, aquelas que, enquanto emolduradas pelo corpo, conduziram o mesmo com justiça.

Já as almas que não se portaram de acordo com os preceitos religiosos, queimariam eternamente sob a tutela do Demônio.
No Velho Testamento há indicações sobre a origem do Satanás, que seria uma criação de Deus, um anjo governante chamado Lúcifer, com grandes poderes.
Mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra o Todo Poderoso (Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-15).
Torcido pelo pecado, Lúcifer é transformado em Satanás, que quer dizer “inimigo” ou “adversário”.

Analisando outros trechos do Livro Sagrado, encontramos algo mais ou menos assim: “Estejam preparados, pois nunca se sabe a hora da chegada do ‘ladrão’. Para os que não estiverem, haverá choro e ranger de dentes.”

Ora, se o Diabo é inimigo de Deus e somente são enviadas ao inferno as almas que não atuaram de acordo com as leis divinas, porque o Satanás haveria de fazer sofrer aqueles que agiram contra o seu inimigo?
Se assim fosse, não seria o demônio um aliado de Deus, um carrasco que executa as ordens de seu superior?

Ficam as questões abertas ao debate.

11 comentários:

Anônimo disse...

Vários dogmas da Igreja são questionáveis, por exemplo a invenção do purgatório no século XIV pois não sabiam para onde "enviar" os que não eram tão bons quanto o clero nem tão ruins quanto os hereges.

Anônimo disse...

O tema Deus é muito bom. Se você realmente quer conhecê-lo melhor, a editora http://www.arvoredavida.org.br
tem ótimos títulos, totalmente livres de opinião ou influência religiosa.

Eu recomendo.

Abraço.

Anônimo disse...

Nesse caso em específico suspeito que seja uma acomodação cultural do deus pagão Hades, da antiga religião politeísta greco-romana, senhor mundo dos mortos e da riqueza. Pois Hades era irmão de Zeus, senhor dos céus e da terra (lembram disso em algumas de suas rezas??? rs),e que junto com seu outro irmão poseidon (senhor dos mares) cumpriam uma função complementar entre um e outro e não simplesmente competitiva como Deus X Diabo.

Anônimo disse...

Mto bom o tema Matheus.
A semana começou quente na casa do senhor: briga de religiosos em Jerusalém, Padre demitido pela Igreja Católica (a maior e mais bem sucedida empresa do mundo) por ser casado etc.
Será que conseguimos sobreviver até sexta-feira?

Abraços.

Anônimo disse...

cacete...
o patao, esse tema é pesado, hein... essa pergunta ai do final, me deixou intrigado. nunca tinha pensado por esse lado...
como hj já é terça-feira, vem mais coisas pelo blog...
acho que cabe uma continuacao desse tema...
pq ainda nao consegui chegar a uma conclusao...
sucesso ae, indio!

Matheus Arcaro disse...

É Arthur, talvez toda a história da humanidade seja uma grande farça que vem sendo sreproduzida ao longo dos séculos. É como se estivessemos numa corrida de revezamento, mas ao invés de ser disputada numa pista, o fosse numa trilha, no meio da floresta.

A partir do seu " eu nunca tinha pensado nisso", entendemos a máxima de Aristóteles que afirmava que o homem pensante não poderia trabalhar, pois, se assim fosse, estaria condenado a uma existência mecânica.

Matheus Arcaro disse...

* Errata no meu comentário acima: FARSA

J B Bastos disse...

Se houvesse demônios, eles seriam obra de Deus, e Deus seria bom e justo se houvesse criado seres devotados eternamente ao mal? Se há demônios, eles habitam o nosso "mundo". O homens hipócritas que são, fazem de um Deus justo, um Deus mau e vingativo à aqueles que não seguem os "10" mandamentos da igreja.
Seriam os demônios criação de Deus?
Ora se Deus é bondade e justiça, não pode ter criado seres predispostos ao mal por toda uma eternidade.
Com relação a Satanás, acho um pouco evidenciado, que existe uma personificação do mal sob uma forma alegórica, pois o homem precisa de figuras e imagens para impressionar a imaginação alheia.
Como o Matheus, eu também não questiono ou duvido das religiões ou crenças, apenas creio que exista uma força que nos rege, e não cabe a nós questionar esta força.

Anônimo disse...

nossa é assunto que nao tem um final, sera que aprendemos dessa forma para se ter limites e o mundo nao virar uma verdadeira bagunca, zona,ou mesmo uma festa, ou aprendemos assim por causa de interresses humanos que vem por milenios tentando de uma forma ou outra dominar o mundo. podemos entender que a igreja é santa e pecadora. santa por causa de Deus. PECADORA POR CAUSA DOS HOMENS

Anônimo disse...

Deus não quer que ninguém vá para o inferno. A Bíblia diz que "a vontade de Deus é que todo homem seja salvo". Porém uma grande verdade é que existe Deus E existe satanás, e são dois lados lutando pela nossa vida. O diabo quer que o homem sofra por que ele tem raiva do homem, por ser criação de Deus. Mas em Deus existe a esperança e a salvação, em Jesus Cristo. É preferível crer a desafiar uma verdade, correndo o risco de descobrir lá, onde será tarde demais.

Anônimo disse...

Deus não quer que ninguém vá para o inferno. A Bíblia diz que "a vontade de Deus é que todo homem seja salvo". Porém uma grande verdade é que existe Deus E existe satanás, e são dois lados lutando pela nossa vida. O diabo quer que o homem sofra por que ele tem raiva do homem, por ser criação de Deus. Mas em Deus existe a esperança e a salvação, em Jesus Cristo, e disto ninguém é excluído.