terça-feira, 4 de novembro de 2008

Red Bull inspira?

Como uma bebida energética sem álcool, extremamente ácida e de paladar estranho, se tornou um sucesso de vendas em mais de 140 países?

 

A resposta? Boa embalagem, ótima distribuição e um excelente trabalho de comunicação.

Criada pelo empresário austríaco Dietrich Mateschitz, para estimular o cérebro de pessoas submetidas a um grande esforço físico, a Red Bull reserva cerca de 35% de seu faturamento para investimentos em comunicação, a qual se caracteriza por ser muito inovadora, criativa e agressiva.

A marca do touro vermelho surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o slogan "Red Bull te-dá asaaaas".

Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas publicitárias.

Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, a solução encontrada foi concentrar os esforços de comunicação nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios.

Entre as ações imprescindíveis para o sucesso do Red Bull, estão: carros com a logo da bebida circulando em diversos países, promovendo e distribuindo gratuitamente o produto aos jovens; estudantes-chave recrutados para representar a marca nas faculdades; apoio e investimento em vários esportes e na música, e uma webtv, com vídeos, boletins, calendário dos eventos etc.

O resultado não poderia ser melhor, e hoje a marca transmite um estilo de vida.

Como não se inspirar com um dos eventos abaixo?











Além destes, temos o RB Dolomitenmann, o RB Psicobloc, o RB Batalla de los gallos, o RB Road rage, o RB Romaniacs e o RB Upstream. Ufa!

 

Este é o conceito "wildfire" (marcas que despertam o fogo que pega e se espalha), no qual mais do que falar com consumidores, é preciso se dirigir às pessoas.

Para isso as marcas devem oferecer algo útil, que entretenha, divirta, preste serviço e gere simpatia.

Hoje as pessoas estão famintas por conteúdos interessantes, por isso as empresas têm que divulgar, mas não pode ser através da propaganda convencional.

Os comerciais de tv já não funcionam mais.

Marcas como a Nike, a Adidas, a Coca-cola, a Sony e a Nokia, já perceberam isso e tem desenvolvido diversas ações que gerem experiência e conteúdo às pessoas.


2 comentários:

Anônimo disse...

Grande post, Rony. Informativo e gostoso de ler.

Anônimo disse...

Valeu Maurício, abraço.