Será que botar mais ciência na propaganda é maléfico? Será que vamos perder a poesia?
Será que a comunicação será ainda mais bunda mole? Previsível? Formatada? Sem graça?
Onde ficaria a emoção nesse caso? Seria o fim da criatividade? A morte do inesperado? Vejamos.
O filósofo brasileiro Olavo de Carvalho (http://www.olavodecarvalho.org/) diz que “ . . . o ser humano só tem três linguagens para dar forma ao que apreende da realidade:
o mito, que expressa compactamente impressões de conjunto;
a ciência experimental, que descreve e explica grupos particulares de fenômenos segundo um protocolo convencional de métodos e aferições;
e a filosofia, que faz a transição entre as duas anteriores.”
Será então a filosofia a solução para todos os nossos problemas? Vou pensar mais a respeito.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Por mais ciência na propaganda
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4 comentários:
A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona e a Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. Pensando mais a fundo na proposta de Propaganda x Ciência, analisando os fatos "cientificamente" nota-se que ambas tem uma "teoria resposta" que vai de acordo com o que deve ser. Afinal a propaganda, a publicidade e até mesmo o Marketing (em prática) nao devem ser levados como brinquedinhos a serem simplesmente expostos. Assim como a ciência nos diz, devemos aumentar nosso conhecimento afim de saber qual a realidade que nos espera, que junto com a filosofia poderemos analisar criticamente (ponto de vista) a verdadeira necessidade da ação.
Ciência e Filosofia podem ser a base, o alicerce... Mas a criatividade, a poesia tem que prevalescer...
Conhecer o o ser humano e a forma como ele percebe as coisas não pode ser um limitador...Temos que conhecer pra surprender!
ah nao...
alem da filosofia de segunda, agora teremos nos outros dias da semana...
ai fudeo!
Só 3 linguagens? Ele prova científicamente?
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