terça-feira, 27 de outubro de 2009

Obrigado por fumar

Está um bafafá no Congresso Nacional. Estão querendo regulamentar a profissão de lobbista. Hoje, eles levam deputados e senadores para almoçar, jantar, viajar e nada fica registrado. Atravessam a rua e oferecem os mesmos benefícios para ministros e assessores. Assim nascem as leis.

O ministro Tarso Genro afirmou: “O lobby existe sobre o Estado em todas as suas esferas. Não há dúvida de que existem grupos de influência, legítima ou corruptora. O objetivo da regulamentação do lobby é evitar que a proteção de interesses gere um trato desigual”.

Para quem quer saber um pouco mais sobre essa santa profissão, recomendo o filme "Obrigado por fumar".



Nele, Nick Naylor é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disto Nick conta com a ajuda de Jeff Megall, um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. O que ele não esperava era ser "seduzido" por uma repórter e...

Com muita ironia o filme faz, ao mesmo tempo, um raio-x das entranhas da Indústria Tabagista e da Sociedade como um todo.

Um comentário:

IN_Soma disse...

Boa dica de filme. É uma história diferente do clichê “tudo é por causa da propaganda" e divide boa parte da culpa com assessores de imprensa (jornalistas, sabe???) e Relações Públicas, que são funções profissionais extremamente lobbistas.