quinta-feira, 23 de julho de 2009

Qual é o valor do conhecimento? Não gosto do comercial de varejo

O comercial institucional é ótimo. Mas desse aí de cima (ei varejo) eu não gosto. Não gosto do apelo "Hoje a assinatura do Estadão não tem preço fixo, você assina e paga no primeiro mês o quanto você acha que vale aprimorar o seu conhecimento."

Não gosto porque me soa como engodo, um artifício barato para se promover. Afinal, essa oferta só vale se a assinatura for feita por 6 meses, ou seja, nos 5 meses restantes o preço é normal.

Ora, na minha opinião de consumidor e publicitário seria muito mais bonito e sincero dizer que "o primeiro mês de assinatura é grátis e depois você paga o justo para aprimorar o seu conhecimento."

Se seria mais eficaz? Prefiro acreditar que sim. Não gosto da ideia de ter que usar artimanhas retóricas para vender mais.

3 comentários:

Douglas Padilha disse...

Esta propaganda excede os limites do ridículo. Quem eles pensam enganar? Leitores do próprio veículo? A concorrência? Péssimo. E como você bem disse, varejo para esse tipo de produto, não funciona.

E opiniões a parte, eu já não gosto do conteúdo do Estadão mesmo. Se for nivelar pela propaganda está no mesmo patamar.

É só ver a última campanha da Folha. Como a comunicação para este tipo de produto deve funcionar...(eu acho que são os conceitos mais gostosos de se trabalhar)

preguiça-preguiça

Gustavo Lunardelli Trevisan disse...

Fala bichão!

Seguinte:

Retire tudo que esteja falando Estadão da propaganda.

Resultado? Mensagem para reflexão.

Eu utilizei esta propaganda, com o foco na questão motivacional da auto-reflexão daquilo que você pode ou não fazer com a informação que possui. (ou possuirá).

Pra concluir, vejo esta propaganda como uma grande mensagem para que as pessoas reflitam sobre o que podem fazer com o que sabem (e o que poderiam saber com o que fazem).

Saber sem fazer e fazer sem saber é uma boa proposta para nossa reflexão.

Abraço do Cu

PS Utilizei esta propaganda como mensagem motivacional para meus alunos.

Unknown disse...

Cara, a Oi utiliza a mesma fórmula. Isso é a prova que não há discurso publicitário que sobreviva as armadilhas que alguns marketeiros insistem em propor.