quinta-feira, 19 de março de 2009

Teoria de quinta

A educação no Brasil pode ser salva por uma ideia

Ontem no Jornal da Globo assisti a uma reportagem sobre a má qualidade do ensino público. Nada de novo. Infelizmente. Já estamos cansados de nos deparar com notícias sobre a baixa remuneração dos professores, a falta de preparo e motivação do corpo docente, a ausência quase total de estrutura nas escolas. Uma pena. Mas só lamentar não basta.

O que podemos fazer de concreto para mudar essa situação? Seja como professor universitário, seja como cidadão, eu me sinto profundamente impelido a tomar uma atitude que ajude de fato a melhorar a educação do país. Confesso, entretanto, que não sei por onde começar. Estou sem inspiração. Talvez porque o tema seja delicado e difícil demais para mim. Talvez porque eu não mergulhe de cabeça no assunto. Talvez porque...

Bem, será que ser voluntário, amigo da escola é o bastante? Será que montar um blog para fiscalizar os nossos governantes sobre suas ações para desenvolver a educação é o suficiente? Não sei. Na real, penso que teria que ser algo de maior impacto, de maior eficácia. Alguém tem uma ideia? Posso estar sendo romântico, mas acredito, ainda, que a educação no Brasil pode ser salva por uma ideia. Uma grande e transformadora ideia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a reportagem do Jornal da Globo ontem. Pincipalemnte o comentário do jabor, que disse que investir em educação não traz votos. A quem interessar:
http://colunas.jg.globo.com/arnaldojabor/2009/03/19/investir-em-educacao-nao-traz-votos/

Anônimo disse...

Acho que não só a educação mas o país necessita muito mais do que uma boa idéia.

Ainda estamos em um patamar bem confortável, deitados em berço esplendido. E como dizia Nietzsche: ‘é preciso o caos, para surgir uma estrela'. Isso quer dizer que a situação tem que piorar muito mais em vários aspectos: saúde, educação, moradia, alimentação, segurança, etc. A tal ponto que a situação cause uma real catastrofe social. Daí apagaremos de nossa memória o jeitinho brasileiro, a lei de gerson, o ícone babaca do malandro, entre outros arquétipos nocivos de nossa cultura.

Anônimo disse...

Sem querer ser chato, concordo com o Fabio. Não é de ideia que o Brasil precisa é de ação, mão na massa, atitude e empenho. Além, é claro de honestidade! Muita honestidade. Ou seja, estamos perdidos. Não há mesmo, ideia que salve.

Anônimo disse...

Acho que uma ação começa com uma ideia. Mas, lógico que ficar só na ideia não adianta ela deve ser colocada em prática. E acredito fielmente que o conjunto ideia + ação pode sim salvar a educação, o país, o mundo. Só que infelizmente ainda não tenho essa ideia para oferecer, mas já estou pensando no assunto.

Anônimo disse...

eu tenho uma idéia:
Vamos todos morar na Europa!

Raul Otuzi disse...

ideia é ação.