Há alguns dias estreiou na TV o novo comercial da Escola Panamericana de Arte e Design, criado pela Almap, com o título "Espirro".
A criação é de Luiz Sanches, Tales Bahu e Danilo Boer.
Estão dizendo por aí que é semelhante a campanha do TSE criada pela W/Brasil, mas na boa, achei ducaralho.
Vale a pena conferir.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Saúde!
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
não acreditamos em propaganda. Até quando?
Semana retrasada vi no blue bus o site http://www.naoacreditamosempropaganda.com/
Uma semana depois, de novo: uma foto irônica, um outdoor anunciando que não acredita em propaganda.
Hoje, criaram um flickr http://www.flickr.com/photos/naoacreditamosempropaganda/
Ouvi por ai que domingo vem a revelação de tudo isso. Será que a resposta será à altura de toda essa ação? É aguardar e conferir.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Com essa foto foi criado um anúncio para...
Cecília matou na mosca o produto, só mudou a marca. Sugestão dela: Super Bonder. "Cola" de verdade. Parabéns, Cecília!
Obrigado a todos que participaram. Amanhã tem outra foto. Abraços.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Com essa foto dá pra vender o quê?
Quais associações criativas essa imagem inspira? Mande seu post com uma sugestão.
Até segunda, a gente publica o anúncio original. Até lá. Abraços!
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
não acreditamos em propaganda
Saiu no blue bus: site que coloca em xeque a credibilidade da propaganda.
Com 2 videos, um argumentando a favor e outro contra, o site abre a oportunidade para a discussão dessa atividade que tanto influencia nossas vidas hoje em dia.
Assista abaixo aos dois videos ou acesse o site http://www.naoacreditamosempropaganda.com/
Lá, você poderá votar e, principalmente, deixar sua opinião no fórum aberto aos internautas.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Com essa foto a Orchard da Índia vendeu...
Subhiksha Supermercado. Tudo por menos.
Agora a ideia que a Gláucia postou merece destaque, foi bem pertinente:
O Banco do Brasil tem novas linhas de financiamento para agricultura.
Faça-nos uma visita! Ou acesse o site:www.bb.gov.br
Valeu, Gláucia! Quarta tem outra imagem. Até lá.
Filosofia de segunda
O Governo é reflexo do povo ou o povo é reflexo do governo?
A aprovação ao governo Lula bateu seu próprio recorde de avaliação positiva. Segundo a última pesquisa do Datafolha, 70% dos brasileiros consideram o governo atual ótimo ou bom.
Temos um ótimo presidente, não?
Analisemos sem a lente sensacionalista da imprensa.
Até Lula subir as escadas do Planalto, tivemos 4 presidentes: José Sarney, que assumiu após a misteriosa morte de Tancredo Neves. Collor que assumiu em 1990 e renunciou em 1992, na tentativa de evitar um processo de impeachment. Assim, abriu as portas para o seu vice, Itamar Franco, que foi aclamado presiente em dezembro do mesmo ano. Em 1994 o governo Itamar lançou o Real que estabilizou a economia. Beneficiado pelo sucesso do plano, o ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso projetou-se e elegeu-se presidente no ano seguinte. Oito anos depois Lula chega ao poder, na sua quarta tentativa.
Somados à ditadura esses anos de turbulência, já se vão mais de 40 anos.
Cabe então a pergunta: vivemos, de fato, numa democracia?
Na Grécia Antiga, os cidadãos, em praça pública, tomavam as decisões que diziam respeito à pólis. Conceitos como Política e Ética eram indissociáveis. Governar, necessariamente, visava o bem comum.
Óbvio que eram outros tempos, as cidades eram infinitamente menores. Mas sequer resquícios desse sistema temos hoje.
Otimistas demasiados definiriam o nosso regime como uma democracia representativa, na qual os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, que então votam os assuntos em seu favor.
Deputados e senadores são o povo.
Nós, então, trabalhamos de terça a quinta, nos envolvemos em escândalos, corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito (como se a parte lícita não superasse em muito o necessário: gasolina, auxílio moradia, auxílio terno, etc.)
Nós, então, acatamos o digladio entre partidos em prol dos próprios interessses; aclamamos o fato do voto ser um dever e não um direito; vemos a honestidade como sublime, como virtude e não como pressuposto político.
Será que só nos resta assistir de camarote ao senhor Luis Inácio Pilatos da Silva lavar as mãos aos deleites legislativos?
Ele, que, com suas bolsas assistencialistas, faz dos mais pobres cárceres da esmola.
Ele, o mestre da retórica, que usa e abusa das frases de efeito que não passam de demagogia barata, de discursos vazios. Que, num momento de profunda crise, sequer um pronunciamento oficial faz, deixando a população em pânico, clamando por socorro, pela mão do pai.
A pulga fica atrás da orelha: teríamos, nós brasileiros, parâmetros para essa avaliação positiva? Mais que isso: teríamos condição de separar o positivo do negativo?
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Baseado em fatos reais?
Para estimular as vendas, a companhia de entretenimento Revolver, do Reino Unido, lançou uma promoção (pra nós inusitada) onde oferece um saco de maconha e uma viagem com acompanhante para Amsterdã, para quem encontrar o bilhete premiado que está entre os 10 mil primeiros DVDs que estão sendo vendidos.
Diga-se de passagem, a maconha holandesa é de altíssima qualidade, e em Amsterdã há coffee shops onde é permitido o consumo do produto.
O filme fala da relação entre um deprimido psiquiatra e um jovem traficante de maconha.
Além da promoção, o que mais gostei assistindo o clipe do filme foi a música de move meant- "what goes around" que recentemente foi regravada por justin timberlake.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Bote a cachola pra funcionar
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Com essa foto dá pra vender o quê?
Quais associações criativas essa imagem inspira? Mande seu post com uma sugestão.
Até segunda, a gente publica o anúncio original. Até lá. Abraços!
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Protesto!
Jogadores revoltados devido aos quase 100 dias de salários atrasados, fizeram um protesto um tanto quanto ousado, numa partida válida pela série C do campeonato espanhol.
E se essa manifestação fosse feita aqui, em gramados canarinhos?
Filosofia de segunda
Verdade: relativa ou absoluta?
Sofisma, um termo comum nos dias atuais, quer dizer raciocínio capcioso, feito com intenção de enganar. O que não se costuma saber é que ele é oriundo de uma corrente filosófica, a sofística, que exerceu forte influência nos tempos de Platão. Aliás, por muitos séculos, até recentemente, os sofistas eram renegados, vistos como demagogos e descompromissados com a verdade, devido às criticas de Platão e Aristóteles.
Ao contrário de Platão e das filosofias precedentes que buscavam a verdade última (o ser), os sofistas tinham por objetivo negar um critério absoluto para distinguir o ser do não-ser, o certo do errado.
Um dos seus principais expoentes foi Protágoras de Abdera. A base de sua filosofia está na máxima "O Homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são por aquilo que são e daquelas que não são por aquilo que não são." Para ele medida significava juízo e as coisas são os fatos e as experiências das pessoas. O critério para a diferenciação torna-se cada homem.
O vento que sopra é frio ou quente? A resposta é relativa. Para algumas pessoas vai estar frio e para outras vai estar quente, dessa forma ninguém vai estar errado e a verdade vai estar em cada sujeito e no que ele pensa sobre sua experiência.
Se os homens são a medida de todas as coisas, por conseqüência, nenhuma medida pode ser a medida para todos os homens. O que vale para determinada situação pode não valer para outras.
Protágoras era um mestre da retórica. Dizia ele: “Sobre qualquer questão existem dois argumentos contrários entre si e perfeitamente defensáveis de ambos os lados”.
Ele ensinava técnicas e métodos para transformar um argumento fraco em forte e também a aptidão de fazer sobressair um ponto de vista sobre um argumento contrário.
Para ele não existe uma verdade absoluta assim como não existem padrões morais absolutos, o que existem são coisas mais oportunas, úteis e convenientes. O sábio é aquele que consegue distinguir o que é mais vantajoso e decente para cada situação. O sábio vai conseguir também convencer os outros a reconhecer essa qualidade superior e fazer com que eles a ponham em prática.
Os sofistas, de certo modo, inauguram o relativismo e o ceticismo, pois colocam em dúvida a possibilidade da verdade.
Temos então, no século VI a.C, duas vertentes diametralmente opostas: de um lado, o relativismo sofista e de outro a “verdade” platônica. E uma faca de dois gumes: se cada homem decide o que é bom e o que é mal, no limite, um assassinato, por exemplo, seria justificável. Por outro lado, a verdade absoluta de Platão impõe limites e padrões e, muitas vezes, sequer pode ser vislumbrada.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Teoria de Quinta
Está sem ideia? Use celebridade em sua campanha.
Uma ou outra marca usa famosos com inteligência, pertinência e parcimônia. A massacradora maioria que se vale desse recurso não tem pudores em fazê-lo sem o mínimo bom senso.
Nasce daí o festival de campanhas estreladas por celebridades. Campanhas que soam falsas, esquisitas, infames.
O raciocínio é simples: gente famosa gera reconhecimento instantâneo para quem anuncia. E praticamente nenhum esforço para quem cria. Tô errado?
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Com essa foto dá pra vender o quê?
Quais associações criativas essa imagem inspira? Mande seu post com uma sugestão.
Até segunda, a gente publica o anúncio original. Até lá. Abraços!
Uga, uga!
A marca de desodorantes Lynx, conhecida aqui no Brasil como AXE, lançou recentemente a sua mais nova fragrância, chamada “Instinct”.
O foco desta campanha criada pela agência BBH de Londres é o homem das cavernas, onde o produto surge com o slogan “Unleash The Man Leather” (Liberte o couro do homem).
Além do VT (muito bem produzido), a campanha com investimento por volta de 6 milhões de libras (cadê a crise?), também conta com mídia impressa e outdoors, além de estar na web, com um hotsite bem bacana, onde um advergame chamado “ROAR-OFF” desafia você a conquistar as mulheres da pré-história, basta ter um microfone e se exaltar um pouco.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Calvin Klein não podiii! Red Bull podiii!
Hoje me deparei com esse filme (não encontrei a versão em português) de Red Bull.
Assistam e depois me digam: qual a diferença pro VT da Calvin Klein excluído inclusive do YT?
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
"Que tipo de criança você é?"
É com muito orgulho que escrevo este post.
O Estúdio Usinanimada estréia hoje, 02 de fevereiro, o programa infantil "Que tipo de criança você é?" pela TV Brasil, emissora pública inaugurada pelo governo federal.
Este programa, que será exibido para todo o Brasil, foi produzido na cidade de Ribeirão Preto-SP, mostrando que não é preciso estar no eixo Rio-São paulo para fazer uma produção de qualidade.
O projeto é composto por 82 programas com durações de um e três minutos e serão exibidos ao longo da programação da TV Brasil, em diversos horários. Os programas reúnem depoimentos de crianças de diversas realidades sociais, econômicas e culturais onde são abordados temas como música, religião e política.
Pois é, meus caros, até que enfim o incentivo fiscal chegou ao interior.
O programa pode ser visto:
TV Brasil: Canal 02 - Rio de Janeiro, Brasília e São Luis do Maranhão
Net: Canal 18 - Rio de Janeiro e Maranhão
Canal 04 - São Paulo
Canal 16 - DF
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA Digital - Canal 181
Parabólica - Canal 03, Frequência 3760
Digital - Canal 63 - São Paulo
Com essa foto a Euro RSCG de Amisterdã vendeu...
Título: Mostre o que você tem de melhor, anuncie no National Geographic Channel.
Quarta tem outra imagem. Valeu!