Deu em vários noticários:
“O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou nesta terça-feira, dia 27, as novas imagens de advertência para os riscos à saúde causados pelo cigarro das embalagens dos produtos de tabaco.
Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo. Desenvolvido de 2006 a 2008, este estudo mediu a reação emocional de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior), divididos igualmente em homens e mulheres.
Foram julgadas as características emocionais das imagens sem referência à sua função de advertência sanitária. As novas imagens foram consideradas mais aversivas, em comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.”
E aí, o que você acha disso? Imagens desse tipo ajudam a combater o fumo?
“O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou nesta terça-feira, dia 27, as novas imagens de advertência para os riscos à saúde causados pelo cigarro das embalagens dos produtos de tabaco.
Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo. Desenvolvido de 2006 a 2008, este estudo mediu a reação emocional de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior), divididos igualmente em homens e mulheres.
Foram julgadas as características emocionais das imagens sem referência à sua função de advertência sanitária. As novas imagens foram consideradas mais aversivas, em comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.”
E aí, o que você acha disso? Imagens desse tipo ajudam a combater o fumo?
2 comentários:
Para quem não é fumante fica difícil opinar. No entanto, oncologistas, pneumologistas e cardiologistas vivenciam cenas menos photoshopadas que estas, e no entanto, quem vai a um congresso de medicina, ou mesmo já frequentou os bastidores de um hospital, sabe que eles são verdadeiras chaminés. A grande maioria.
Portanto, penso que conhecer os males do cigarro não basta.
Já vi estudos que mostram que esse tipo de comunicação não funciona muito, pois a sensação de aversão às imagens ou à mensagem é simplesmente ignorada pelo público usuário. Um exemplo desse tipo de comportamento é a "virada de costas" quando começamos a orientar alguém próximo a parar de usar qualquer tipo de droga, incusive o cigarro.
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